Tamarilho



Tamarillo (Cyphomandra betacea)


Tamarillos, tomate arbóreo, tomate de árvore, tomate do mato (MG), tomatão (BA), tomate francês (SP), tomate brasileiro (SP)… nativos dos Andes e da América do Sul, família das Solanáceas, a mesma que os tomates comuns, beringelas, pimentas malaguetas, pimentões.

As árvores são frágeis no começo, mas com uma poda sistémica, torna-se forte e aguenta os abanões do vento.
Há uma espécie de lagartas e também larvas de coleópteros que lhe servem de praga. As lagartas podem ser retiradas manualmente, na lida do dia-a-dia. Já as larvas de besouros, que perfuram o tronco e passam a sugar a seiva elaborada da planta, bem no centro dos troncos, podem levá-la à morte. Essa praga gosta de troncos de árvores que dão frutos cítricos, em geral. A forma de tratar da planta, nesse caso, sem o uso de produtos químicos pode ser feita da seguinte forma (é trabalhoso, mas vale a pena): ferver 50g de folhas de arruda em 2,5 litros de água; 3 cabeças de alho em 2,5 litros de água; misturar os dois chás e colocar nos 5 litros resultantes raspas de sabão biodegradável. Então molha-se o pé da planta com parte dessa mistura. E depois, com o auxílio de uma seringa, injectar a mistura dentro de cada furo feito pela larva do besouro (não sobra uma!).

Terapêutica
Faz bem para a respiração, para a pressão arterial, é grande fonte de vitamina A e C, e dizem que diminui o colesterol.
 Segundo Valquiria de Lima Tavares, Luciana Bavaresco Andrade e Sérgio Echeverrigaray em “Quebra de Dormência de Sementes e Cultivo in vitro de Cyphomandra betacea (Cav.)Sendt.”, o tamarillo é “fruta de origem andina, apresenta propriedades nutricionais importantes para a dieta humana, é rico em vitamina “C”, Carotenóides , Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro, Cobre, Zinco, Manganês e Fosfato. As  suas propriedades medicinais são atribuídas no combate às doenças respiratórias, anemia, afecções do fígado, diabetes, reumatismo, entre outras. Além de possuir níveis adequados de vitaminas apresenta também outros componentes químicos responsáveis pela coloração como antocianinas, flavonóides e fontes alternativas de esteróides de interesse farmacêutico como a solasodina e o tomatidenol”.

Já em relação à culinária, os tamarillos são praticamente uma especiaria para tudo. Combina tanto com doces como com salgados, varia do amargo ao ácido, desde sucos até compotas e gelados

O tamarillo ainda me parece exercer uma fascinação erótica, tem um quê de afrodisíaco, tanto pelo formato quanto pela cor e o sabor peculiar, indefinido no corpo da língua e separado em partes conhecidas – a mistura do gosto da fruta age toda em conjunto e ao saboreá-la, conseguimos dissociar partes de seus sabores semelhantes aos que conhecemos: goiaba, maracujá, sal, amargo (casca), cítrico, ácido, doce -. Experimentem tomar um bom vinho a dois e partilhar de rodelas dessa fruta especial numa noite inspiradora…

O tamarilho pertence à grande família das Solanáceas e é uma pequena árvore que podemos encontrar nas terras altas de Timor-Leste, sendo muito cultivada particularmente na zona de Ermera. A sua origem encontra-se nos Andes, donde se expandiu para todas as zonas de clima subtropical. Em Portugal também se encontra nas zonas temperadas junto à costa.
Esta árvore chega aos 6 m de altura e é facilmente reconhecida pelas suas grandes folhas semelhantes à da teca. As flores são rosa claro e muito discretas. É uma planta monoica hermafrodita (as flores têm os dois sexos).
Prefere clima temperado subtropical, como o clima Cw (tropical de altitude) das montanhas de Timor. Gosta de soltos bem drenados, frescos e ligeiramente ácidos (pH<6), sendo muito sensível à falta de água. É uma planta que prefere situações de plena luz . Não se adapta às hortas muito expostas ao vento, pois este parte as suas grandes mas frágeis folhas.
Esta árvore vive cerca de 6 a 9 anos, entra em produção aos 18 meses, e produz um máximo de frutos aos 3-4 anos.
O fruto é parecido com um tomate, é oval e pontiagudo no extremo inferior. A cor é vermelha ou amarela, e a polpa é ligeiramente ácida com sabor a tomate.
Para cultivar o tamarilho deve-se plantar no início da estação húmida num compasso de 1,5-2 m x 4-4,5 m.. A terra deve ser bem cavada em profundidade, abrindo-se covas com 50x50 cm. O solo das covas deve ser misturado com estrume muito bem curtido de vaca, búfalo, porco ou aves. O tamarilho responde bem à fertilização do solo.
As plantas podem ser reproduzidas por semente, que se enterram num vaso, repicando-se depois as plantas para sacos ou vasos. A germinação é melhorada ao colocar as sementes limpas e secas, 24 horas num frigorífico, antes de semear. Debaixo das copas desenvolvem-se plantas novas a partir das sementes caídas, que se podem depois transplantar para local definitivo

Nas árvores em produção poda-se os ramos mortos e doentes e os que tenham tido muitos frutos. Aplicar regularmente uma camada de estrume e de folhas secas (mulching) à volta das árvores. É muito importante nunca deixar a terra secar. Por isso, na estação seca, a rega aumentará certamente a produção de frutos.
A produção por árvore estima-se em 15-25 Kg/ano ou 15-17 t/há/ano. Armazena-se 12 semanas a 3,4-4,5 ºC. Dura 9 a 10 dias nos postos de venda. O fruto deve ser colhido só quando tem uma cor uniforme (todo vermelho, ou todo roxo).
Esta fruta come-se fresca quando bem madura. Mas também podemos conservar como doce ou conserva e vender. Compota de tamarilho “made in” Timor-Leste. Mãos à obra !

Bibliografia: Pedro Rau, Cultura do Tamarilho.
Ainda estou em fase de testes com esta espécie frutífera, prometo novidades  de mudas e sementes em breve.


Plantas envasadas (mais 10cm) - 6 euros -  já disponível

40 sementes - 3,5 euros -NOVAMENTE disponivel

Para fazer encomenda ou ter algum esclarecimento contacte-me para:

phisalisperuviana@gmail.com